Computação em nuvem na clínica odontológica

Computação em nuvem na clínica odontológica

Computação em nuvem na clínica odontológica.

A tecnologia odontológica continua avançando. Peças de mão acionadas por correia lenta deram lugar a peças de mão elétricas de precisão. As impressões agora podem ser tiradas com uma câmera. Estamos substituindo um bisturi por um laser. Chegou a hora de pensar em mudar do arranjo tradicional cliente/servidor (Modelo onde se tem um computador central que armazena o software e os outros computadores que efetivamente o utilizam ligados a este servidor por meio de uma espécie de modem chamado hub) para softwares de gerenciamento de consultório odontológico na nuvem. Nos primeiros dias da Internet, a ORACLE Sun Microsystems falou o seguinte: – “A rede é o computador”. A computação em nuvem é a realidade e os softwares instalados em máquinas físicas locais já ficaram no passado.

Então, o que é computação em nuvem?

O termo “nuvem” é uma metáfora para a Internet, com base em como a Internet é representada em diagramas de rede de computadores e é uma abstração da infraestrutura subjacente que ela oculta. Os provedores de computação em nuvem típicos fornecem aplicativos comerciais on-line comuns que são acessados a partir de um navegador da Web, enquanto o software e os dados são armazenados em servidores remotos. Fazemos compras, vendemos, acessamos bancos, pagamos contas e fazemos reservas de viagens e hospedagens por meio de softwares que rodam na nuvem. Perceba que não instalamos estes softwares, ao contrário disso, nós os acessamos e utilizamos. Se fossemos encontrar um sinônimo de uma única palavra para a nuvem seria Internet, ou seja, a nuvem é a internet.

Pense em todas as dificuldades de Tecnologia da Informação um consultório odontológico que ainda utilize o modelo ultrapassado de software local precisa superar para ter seu sistema de gerenciamento odontológico funcionando. A maioria dos consultórios precisa de um funcionário só para manter o software funcionando em sua rede local. Há a necessidade constante de atualizações de hardware e software. Isto ocorre porque a cada atualização o software se torna mais pesado e necessita de um computador mais caro para suportá-lo. As atualizações de software são e devem ser temidas, pois levam muito tempo e sempre há uma situação “uh-oh” que pode ocorrer. Em relação ao tempo nem preciso mencionar que a secretária ficará um dia anotando tudo em papel e depois terá o retrabalho de passar tudo para o software. Existem outros 2 fatores críticos também que são o roubo e a quebra de equipamentos. Quando isso ocorre, todos os dados dos seus pacientes estão comprometidos.

“Com a quantidade de sistemas que a odontologia moderna deve integrar, é minha opinião que seria necessário considerar seriamente os aplicativos em nuvem.”

Os aplicativos em nuvem como o Dental SIGO removem muitas dificuldades, como falhas de hardware, backup de dados, problemas de servidor, necessidade de atualizações, gastos desnecessários com computadores e servidores, contratação de pessoa exclusiva para informática, roubo e etc… A computação baseada na nuvem faz parte da vida cotidiana fora da odontologia, whatsapp, e-mails, facebook, etc… por isso precisamos fazer parte dessa revolução”.
Tudo fica muito mais simples e fácil em um consultório odontológico, se tudo que você precisa é de um simples computador e um navegador web! Portanto, a maior questão a ser superada na computação em nuvem odontológica é o medo! Nós não colocamos grandes quantidades de dinheiro em um colchão. Nós confiamos aos bancos para lidar com nossos assuntos financeiros e proteger nosso dinheiro. Então, por que não confiar nos dados do seu escritório para a mesma nuvem! Dentistas querem controlar seus dados e não os ter fisicamente no escritório gera uma resposta emocional. Afinal, estes são os meus dados para o meu negócio e ninguém pode protegê-lo como eu faço. A ideia de que você pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa pode não ser verdade.
Todos nós estamos fazendo tantas coisas online que muitos de nós estão agora tomando a computação em nuvem como garantida. Se você está fazendo serviços bancários on-line ou viagens, está fazendo computação em nuvem. Se você usa o Gmail, o Hotmail ou o Google Agenda, está fazendo computação em nuvem. “Então, a realidade é que estamos usando a nuvem para muitas tarefas.

Vamos analisar alguns benefícios e preocupações da computação em nuvem.

A primeira preocupação é a segurança. Quão seguros são os dados em seu escritório agora? Você deve certificar-se de que você sempre faça backup de seus dados e forneça meios para proteger os dados do mundo externo. A HIPAA entra em cena e o que acontece se houver uma violação de dados. Você sabe o que fazer para proteger seus dados? Quando falo com dentistas em todo o país, fico impressionado com o fato de a maioria dos consultórios odontológicos não proteger adequadamente seus dados. Em todos os casos, pelo menos um backup de dados deve residir fora do site em todos os momentos.
Raramente os dados são restaurados para garantir a viabilidade do backup. Eu tenho ouvido falar de muitos casos em que o suposto backup nunca foi feito corretamente e o escritório não descobriu isso até que eles precisassem restaurar o backup. Assim, não havia dados para restaurar. No final do dia, tranco as portas quando saio e pego um backup criptografado em casa. Também envio meus dados para a nuvem como um backup adicional. Então, eu já estou confiando a nuvem para proteger os dados do meu escritório. Em uma emergência, pode ser possível executar meu escritório a partir da nuvem, porque é onde os dados residem.
Quando você usa a nuvem para o gerenciamento odontológico, há backups contínuos até os últimos dados inseridos. Isso é como um arranjo RAID (matriz redundante de discos independentes) fora do local. Os dados são armazenados em centros de dados seguros em vários locais geográficos. Assim protegendo seus dados em todos os momentos. Os dados do seu escritório estão sempre disponíveis 24/7/365, desde que você tenha acesso à Internet. Você não precisa mais se preocupar com estratégias de backup.
Todos nós lemos ou ouvimos sobre comprometimento de informações pessoais. Alguns de nós podem até ter problemas de roubo de identidade online. Infelizmente, essas coisas acontecem, mas não nos impedem de participar do comércio na Internet. As questões da HIPAA são um dos maiores receios que os consultórios odontológicos têm. Há problemas de HIPAA que precisam ser resolvidos por hardware e software. A computação em nuvem aborda todos esses problemas da HIPAA. Sua utilização alterou muitas das responsabilidades da HIPAA para uma terceira parte. Este é um escudo HIPAA para o seu escritório.
O software de gerenciamento de clínicas odontológicas com base na Web é a solução perfeita para consultórios com múltiplas localidades ou mesmo para odontólogos que atendem em locais distintos. Não é mais necessário configurar um único banco de dados junto com a grande despesa ou complicações. Seu banco de dados está acessível em qualquer local ao mesmo tempo.
Então, o que acontece se meu escritório perder o acesso à Internet? Dependendo do motivo da sua interrupção de dados, geralmente é um pequeno soluço. Não me lembro de nenhuma vez que a conexão com a Internet do meu consultório tenha caído, exceto quando perdemos eletricidade.
Então, o que acontece se a minha linha de serviço de Internet (DSL, Cabo ou T1) ficar inativa por um longo período? Você deve ter um sistema redundante no lugar. O acesso à Internet está disponível no seu provedor de serviços de celular. Pode ser tão simples quanto usar um modem de telefone celular para sua conexão de Internet de backup. O custo é baixo e você já o utiliza em seu celular, basta compartilhar a conexão.
A velocidade não será tão rápida quanto a sua conexão típica, mas deve ser capaz de mantê-lo em atividade até que sua internet fixa volte a ficar on-line. As velocidades de dados nas redes celulares têm aumentado e você pode ter ouvido o termo 4.5G. Esta é uma rede de dados de celular de alta velocidade que pode permitir que você continue trabalhando se estiver desconectado de sua conexão de Internet com fio.
Então, onde eu encontro esse tipo de computação em nuvem para gestão da minha clínica dental? Online, claro! O mais recente software baseado em nuvem é o Dental SIGO. Com o Dental SIGO, você pode fazer as coisas que você faria com seu software atual, mas sem as dificuldades de TI. O armazenamento de imagens e exames está incorporado no Dental SIGO.
Caso você necessite de alguma característica ou função inexistente ou mesmo de alguma alteração no software Dental SIGO, o suporte fará o possível para lhe atender, sempre sem custos extra.

Então você está pronto para o Dental Cloud Computing?

“A nuvem está se tornando uma parte cada vez maior de nossas vidas. A computação em nuvem não é mais um experimento ou algo que acontecerá algum dia … está aqui para ficar.” A computação em nuvem está aqui e, se você está atualmente procurando por um novo software para melhorar o atendimento ou para reduzir seus custos de TI, então o software baseado na Web é a resposta.
A computação em nuvem para odontologia está em sua infância, mas o futuro está online. Espero que o conjunto de recursos para o software de gerenciamento de consultório odontológico baseado em nuvem continue a crescer rapidamente. É inevitável que todos nós, eventualmente, movamos os dados do nosso consultório para a nuvem, facilitando o acesso aos nossos dados e eliminando nossas dores de cabeça de backup e de hardware.

computação em nuvem na clínica odontológica

DENTAL SIGO
SUA CLÍNICA NA NUVEM.

EXPERIMENTE GRÁTIS
2018-05-04T15:47:14+00:00

Deixe um comentário

WhatsApp chat WhatsApp