Fidelizar pacientes – 5 estratégias que os dentistas devem usar

Fidelizar pacientes – 5 estratégias que os dentistas devem usar

Fidelizar pacientes – 5 estratégias que os dentistas devem usar.

Com o número de dentistas consultando no Brasil, onde, segundo Concelho Federal de Odontologia – CFO em 2015 existiam mais de 270 mil profissionais, mais dentistas do que em qualquer outro país do mundo, faz parecer que não há pacientes suficientes para todos.

É cada vez mais difícil conquistar novos pacientes na porta do consultório. A menos que você atenda em uma cidade minúscula, você terá concorrência. Isso significa que, além de oferecer serviços de alta qualidade, criar um nicho de mercado e ter preços competitivos, você terá que investir em marketing para atrair novos pacientes para sua clínica. Agora imagine fazer todo esse investimento em marketing, conquistar pacientes e depois perde-los, ou seja, não conseguir fidelizá-los.

Bem, perder um cliente que lhe custou investimento em marketing é o mesmo que perder o dinheiro investido para conquista-lo e você não está aí para perder dinheiro certo?

Aqui estão algumas estratégias para ajudá-lo a fidelizar pacientes garantindo que esses pacientes voltem sempre.

1. Cause uma boa primeira impressão

Primeiro de tudo, você precisa treinar sua equipe para causar uma ótima primeira impressão. É difícil apagar uma primeira impressão negativa da memória do paciente, e uma boa primeira impressão lhe dará alguma folga no caso de haver futuros tropeços em sua relação dentista-paciente.
Você não pode tolerar nada além do melhor serviço prestado por sua equipe de recepção. Metaforicamente falando, eles precisam jogar o tapete vermelho para os pacientes. Seja gentil e acolhedor. Instale uma aconchegante área de espera com alguns móveis confortáveis, em vez dos bancos duros como os encontrados em alguns escritórios. Essas adições à sua clínica odontológica podem parecer frívolas, mas vão fazer toda a diferença quando se trata de fidelizar pacientes.

2. Envolva-se com seus pacientes

Ninguém espera que você se pareça com Ryan Gosling (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ryan_Gosling) ou tenha o carisma de Kevin Spacey (https://pt.wikipedia.org/wiki/Kevin_Spacey). Mas se você é tímido ou retraído, terá que superar isso rapidamente para ter sucesso nos negócios. Aprenda a conversar fiado, fale sobre qualquer coisa, pergunte sobre os filhos e a família dos pacientes por exemplo. Lembre-se dos detalhes de suas conversas.
Aqui está uma dica rápida – mantenha um bloco de anotações à mão para registrar os destaques dessas conversas enquanto elas estão frescas em sua memória, logo depois que os pacientes saem. Quando os pacientes entrarem novamente, verifique suas anotações antes de entrarem pela porta para que você possa perguntar, por exemplo, como um parente doente está passando. Seus pacientes certamente ficarão impressionados e lisonjeados por você se lembrar de sua última conversa.

3. Estabelecer um procedimento de acompanhamento equilibrado

Um dos métodos mais óbvios de fidelizar pacientes é contatá-los diretamente para lembrá-los de fazer um check-up, para isso você conta com o sistema de lembrete de consultas por SMS do Software odontológico dental SIGO. Você não deve ser muito direto e insistente. As pessoas não gostam de ser intimidadas, e elas se ressentem se você as incomodar com telefonemas e cartões postais constantes.
Uma regra geral – você normalmente não lembra mais de uma vez a um paciente sobre uma consulta marcada ou uma data recomendada para o check-up. Qualquer coisa além de dois lembretes pode ter efeito contrário ao desejado e afastar as pessoas.

4. Conheça sua situação

Você precisa coletar dados precisos de suas taxas de fidelização atuais. De que outra forma você saberia se tem algum problema? Se você está mantendo a maioria de seus pacientes, ótimo, continue fazendo o que está fazendo. No entanto, se mais da metade dos seus pacientes forem únicos, você tem um problema. Algo está tornando seu consultório odontológico menos atraente do que outros. O desafio é descobrir o que você pode fazer para melhorar suas taxas de fidelização.
Uma maneira de saber como está a situação é simplesmente perguntar. Após as consultas, os pacientes devem preencher uma pesquisa para ver como eles realmente se sentem em relação ao consultório e ao atendimento prestado. A informação fornecida por estas pesquisas tem muito valor. Não há opinião que valha mais do que a de um paciente e, reunindo todas as pesquisas, você pode descobrir o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

fidelizar pacientes

5. Estabeleça presença nas mídias sociais

Mesmo que você não utilize, não goste ou seja contra a utilização de redes sociais, profissionalmente você precisa estabelecer uma presença online. Você pode pensar que coisas como o Facebook e o Twitter são uma enorme perda de tempo, mas terá que engolir isso pois seus pacientes estão lá. A mídia social permite que você se envolva com seus pacientes de maneiras que não eram possíveis há alguns anos. Estabelecer a conexão pessoal que a mídia social pode oferecer fará maravilhas pelas taxas de fidelização de pacientes.
Então, o que você está fazendo para manter os pacientes leais ao seu consultório ou clínica odontológica e manter o volume de negócios alto? Você tem outras estratégias implementadas que causaram algum impacto perceptível? Se estiver, sinta-se à vontade para compartilhá-los conosco nos comentários abaixo.

DENTAL SIGO
SUA CLÍNICA NA NUVEM.

EXPERIMENTE GRÁTIS POR 7 DIAS
2018-04-25T20:24:41+00:00

Deixe um comentário

WhatsApp chat WhatsApp