Odontopediatra – o dentista das crianças

Odontopediatra – o dentista das crianças

Clínica odontológica para crianças.

Este artigo é direcionado a profissionais da área de odontologia, especialmente aos odontopediatras.

Poucas crianças adoram visitar o dentista ou pelo menos não se importam em fazê-lo. Muitas ficam descontentes e até aterrorizadas só em pensar na visita ao dentista.

Mas afinal de contas o que há no consultório do dentista que assusta tanto as crianças?

Alguns de seus medos são conhecidos por todos:

  • Os pais frequentemente odeiam ir para um check-up odontológico o que influencia a criança. Sem contar aqueles que ameaçam levar a criança ao dentista se ela “não se comportar”, gravando na sua mente que ir ao dentista é o mesmo que ser castigado.
  • Pensar em ruídos agudos que emanam de ferramentas com aparência perigosa deixam uma pessoa em qualquer idade amedrontada. Quando uma criança vê essas ferramentas, seus medos se tornam realidade.
  • Somando-se a isso, temos ainda o fato de que toda a atmosfera de um consultório odontológico convencional é muito parecida com a de um hospital, ou seja, fria e sem cor.
dentista

Uma Clínica Odontológica Pediátrica Moderna é Diferente

Como os odontopediatras de hoje podem incentivar as crianças a ir ao consultório odontológico e tornar essa visita uma experiência agradável para elas?

É possível que uma criança espere ansiosamente por esse check-up necessário no consultório odontológico?

Sim! Isso é possível e vamos falar um pouco sobre algumas atitudes e principalmente alterações na decoração que podem ser aplicadas ao consultório para atingir este objetivo.

Se é isso que você está procurando, veio ao lugar certo.

Vamos começar falando a respeito da decoração do consultório

A escolha das cores

Dê preferência a cores com tons vibrantes nas paredes do consultório:
verdes, amarelos, azuis, laranjas e roxos são boas escolhas.

Selecione um tema decorativo que envolva todo o consultório. Você pode escolher motivos repetidos de desenhos animados ou tons marinhos e imagens náuticas, por exemplo.

Fuja do modelo “clínica padrão”

Uma clínica odontológica pediátrica moderna tem muito em comum com uma animada pré-escola, por exemplo, com grandes pias arredondadas nos banheiros, grandes espelhos e toalhas de verdade, em vez dos costumeiros dispensadores de papel toalha. Tudo deve está aberto, arejado e ser espaçoso.
A claustrofobia dos consultórios mais antigos não tem mais lugar na clínica odontológica de hoje.

Mobiliário para relaxamento ou brincadeiras

Alguns espaços devem possuir assentos baixos como pufes e cadeiras. Crie cantos e recantos confortáveis o suficiente para que se possa literalmente rastejar ou engatinhar por eles, pelo menos se você for criança.
Salas de espera devem parecer mais com áreas de diversão. As telas de TV são importantes, sempre exibindo desenhos animados, é claro. Um banco longo proporciona sensação mais acolhedora do que as cadeiras individuais.

Espaço interno

As áreas de tratamento e espera não precisam mais ter a forma de caixa em um espaço restrito. Painéis luminosos podem se curvar e se inclinar como um salão de espelhos pelos corredores da clínica. Adicione algumas cenas de desenhos no meio do caminho e a criança estará no céu.
Os painéis curvos não precisam ser amarelos, brancos ou verdes, mas devem apresentar grafites dentais por toda a parte.
As salas de tratamento devem ser organizadas de modo que o equipamento fique oculto, e opere em um volume muito baixo quando em uso.
Opte por cadeiras odontológicas com suporte a telas de TV ou notebooks para que a criança possa assistir algum desenho durante o tratamento.

Software para clínica odontológica

Se você é dentista e está pensando em montar um consultório odontopediátrico, seguem mais algumas dicas:

  1. Selecione um escritório convenientemente localizado perto de bairros e escolas familiares. Conveniência e proximidade são importantes para os pais ocupados. Além disso, considere quantos outros dentistas pediátricos estão dentro do alcance do seu consultório em potencial. Às vezes, ocupar espaço em um prédio ou parque médico pode dificultar o crescimento de uma nova clínica odontológica por causa dos os concorrentes.
  2. Como falamos no início do artigo, projete seu escritório para ser amigável às crianças. Considere brinquedos, atividades e uma área de jogo na sala de espera, além de uma decoração que seja atraente para as crianças e tranquilizante para os pais. Embora as cores vibrantes, saturadas e primárias sejam comuns nos temas de decoração infantil, os tons pastéis e as cenas da natureza podem ser uma ótima escolha para acalmar as crianças antes e depois dos tratamentos.
  3. Desenvolva ideias e truques para entreter e acalmar crianças pequenas. Alguns dentistas usam fantoches para ajudar a explicar procedimentos para as  crianças ou simplesmente distraí-los. Outros dão adesivos e prêmios para crianças que se comportam bem enquanto estão na cadeira odontológica. Você pode encontrar livros com ideias sobre como gerenciar pacientes pediátricos em bibliotecas odontológicas universitárias, bibliotecas públicas e livrarias ou mesmo na internet.
  4. Selecione móveis confortáveis ​​na sala de espera e revistas interessantes para os pais. Só porque um consultório odontológico pediátrico deve atender às crianças não significa que os pais – os clientes finais – não são importantes também. Toques como café, água e lanches gratuitos podem fazê-los sentir-se bem-vindos e esperar que seus filhos fiquem mais à vontade.
  5. Visite os consultórios locais de pediatria e reúna-se com o maior número possível de médicos. Deixe-os saber sobre seus serviços e abordagem de atendimento ao paciente. Muitos pais recorrem aos seus pediatras confiáveis ​​para obter conselhos sobre como escolher um dentista para seus filhos. Faça o mesmo com dentistas que atendem pacientes adultos. As vezes eles podem fazer encaminhamentos para um dentista pediátrico.
  6. Anuncie em publicações locais, incluindo jornais comunitários e boletins informativos. Doar e contribuir para escolas de ensino fundamental e ser um patrocinador em suas angariações de fundos chama a atenção dos pais, assim como a publicidade em boletins informativos.
  7. Campanhas de e-mail marketing também podem aumentar os negócios.
  8. A utilização de um software odontológico como o Dental SIGO pode lhe ajudar com as campanhas de marketing, lembretes de consultas e mensagens parabenizando aniversariantes além de enviar lembretes de retorno aos pacientes.

DENTAL SIGO
SUA CLÍNICA NA NUVEM.

EXPERIMENTE GRÁTIS POR 7 DIAS
2018-04-25T20:26:54+00:00

Deixe um comentário

WhatsApp chat WhatsApp